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COMPLIANCE

ÉTICA E INTEGRIDADE

O ambiente de negócios em que o Grupo COMAV está inserido exige de todos o compromisso de bem e fielmente observar as leis e regramentos, mas, sobretudo, a compreensão de que a atividade desenvolvida por cada um de nós gera impactos diretos e indiretos, os quais devem ser absolutamente compatíveis com a necessidade de contribuir para a melhoria das condições sociais e servir de ferramenta para o crescimento econômico.

Para atingir este propósito, foi implantado um programa de compliance aderente à legislação anticorrupção brasileira, com o comprometimento da alta administração, e foi estruturado para prevenir, detectar e sanar desvios, irregularidades e a prática de quaisquer atos ilícitos que resultem em violação ao Código de Conduta, normas e procedimentos internos, procurando garantir a aderência da Empresa aos princípios da legalidade e de combate à corrupção.

Agimos como falamos. Respeitamos nossos princípios e valores e uma atuação com ética, integridade e transparência.

As principais ações de ética e integridade estão descritas abaixo.

CÓDIGO DE CONDUTA, ÉTICA E INTEGRIDADE

O Código de Conduta, Ética e Integridade está de acordo com a legislação vigente no Brasil, as normas e políticas internas, refletindo de forma clara e transparente os padrões de conduta pessoais e profissionais que devem ser seguidos por nossos acionistas, administradores, gestores e colaboradores e também disciplina nossas relações com a sociedade, na condução dos negócios da Empresa.

Nele você irá encontrar, dentre outros assuntos: padrões de conduta baseados na transparência, ética e integridade; a relação da COMAV com os diversos segmentos da sociedade (relações com o setor público, relação com fornecedores, parceiros, consultores e terceiros em geral; relação com concorrentes); saúde, segurança e qualidade de vida no ambiente de trabalho; relação com o meio ambiente; combate à corrupção; conflito de interesses; doações, presentes, brindes e hospitalidade; canal de denúncia e medidas disciplinares.

COMPROMETIMENTO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO

A integridade é um valor de grande relevância para a COMAV. Desempenhamos nossas atividades orientados por decisões em conformidade com as leis, nosso código de ética e normas internas.

Conformidade ética e legal são indispensáveis para condução dos nossos negócios. Repudiamos qualquer forma de corrupção, propina, suborno, lavagem de dinheiros e outras condutas contrárias à lei e as boas práticas de governança corporativa.

A direção da COMAV tem o firme compromisso em promover uma cultura em respeito a ética e integridade. 

COMBATE À CORRUPÇÃO

Conduzimos nossos negócios com respeito, transparência e integridade, comprometida em atuar no combate a qualquer prática de atos que possam ser caracterizados como corrupção ou suborno, prezando pela ética nos negócios.

Temos o firme compromisso de exercer nossas atividades em observância à Lei Anticorrupção, e não admitimos ou sequer toleramos o envolvimento de nossos administradores, colaboradores, parceiros e consultores de negócios, fornecedores, prestadores de serviços e terceiros em geral em geral , em atos ilícitos ou comportamentos que impliquem nas suas relações públicas e/ou privadas, direta ou indiretamente, nacional ou estrangeira, na prática de corrupção e suborno ou que atentem contra o patrimônio público, nacional ou estrangeiro

Confira nossa Política Anticorrupção (Clique Aqui)

CANAL DE DENÚNCIA

A fim de oferecer um canal seguro e confidencial e que garanta o anonimato dos seus usuários, para relatos de condutas contrárias ao código de ética e à lei, disponibilizamos para todos os colaboradores e para todos que com a COMAV se relacionem, direta ou indiretamente, o Canal de Denúncia.

Contamos com seu apoio para se tiver conhecimento qualquer ato que envolva violação ao nosso Código, políticas e procedimentos internos e às leis, especialmente a Lei Anticorrupção, registre a informação em um dos canais de denúncia que disponibilizamos. Garantimos a confidencialidade e anominato e não permitimos qualquer retaliação para todos que de boa-fé contribuírem. 

É simples e rápido.

Canais de Denúncia

PERGUNTAS FREQUENTES

Sim, baseados na ética, integridade e transparência, bem como na isonomia e veracidade, qualquer violação ao Código de Conduta, Ética e Integridade e/ou a legislação vigente pode ser realizada através da Linha Direta de Integridade (LDI), pelo telefone gratuito 0800 602 6090 , 24 hs (vinte e quatro) diariamente e 7 (sete) dias da semana, ou através do canal de denúncia pelo website – www.comav.com.br/compliance .

O Canal de Denúncia é um instrumento de comunicação que está disponível aos colaboradores, terceiros, prestadores de serviços e clientes, para noticiarem ações, omissões, irregularidades, desconformidades, qualquer fato que contrarie a legislação e regulamentações vigentes e/ ou as normas e padrões de conduta descritas neste Código, e demais políticas e normas internas do Grupo COMAV ou, ainda, aquelas ações que possam causar algum dano a qualquer atividade deste Grupo empresarial, aos seus colaboradores, aos parceiros e demais interessados.

Ao perceber alguma conduta que viole este Código, o colaborador ou Terceiros em geral tem o dever de dirigir-se ao Canal de Denúncia.

É recomendável que o noticiante se identifique, porém, caso prefira manter-se no anonimato, respeitaremos.

É importante para investigação o relato dos fatos e provas concretas.

Qualquer pessoa que venha a realizar denúncias não sofrerá qualquer tipo de retaliação Todos os comunicados de violação serão tratados com confidencialidade.

Observamos que, se legalmente solicitado, a identidade da pessoa denunciante, poderá ser declarada às pessoas envolvidas na investigação, como também, nas ações judiciais advindas do caso concreto.

Podem ser realizadas quaisquer denúncias de violação ao Código de Conduta, Ética e Integridade e/ou a legislação vigente, sobre suspeitas contra colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores de produtos e parceiros de negócio, agente intermediário (despachantes, consultores, etc) ou terceiros em geral,  dentre as quais destacamos: (i) comportamento que possa ser caracterizado como anticorrupção e/ou suborno; (ii) comportamento que tenha por objeto auferir vantagem indevida; (iii) prática de conduta restritivas ao livre comércio e concorrência, (ii) qualquer forma de discriminação, tais como assédio moral ou sexual ou ainda a gênero; (iii) conflito de interesses, (iv) fraude ou desvio de bens e/ou produtos, (v) comportamento que resulte na violação as regras de saúde, segurança e meio ambiente.

Estamos trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias no ano para atender clientes nacionais e internacionais, além de clientes executivos, forças armadas e aeronaves governamentais de todo o mundo..

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